quinta-feira, 25 de agosto de 2011

NUTRIÇÃO – A importancia das Fibras

Uma dieta que forneça bastantes alimentos ricos em fibras, provavelmente o deixará sem sentir fome. Ocorrem vários benefícios quando aumenta a sua ingestão:
  • Os alimentos ricos em fibras vêm recheados de vitaminas e minerais.
  • Têm um elevado conteúdo de água.
  • As fibras ajudam a optimizar o processo digestivo, ‘mantendo as coisas em movimento’ e assegurando que as toxinas e os desperdícios são eliminados mais rapidamente.
  • Os alimentos ricos em fibras ajudam a povoar o intestino com bactérias benéficas, que mantêm as bactérias más reduzidas a um mínimo, criando um equilíbrio interno.

Os alimentos Ricos em fibras

Legumes – Coma tantos quantos queira, definitivamente pelo menos sete doses por dia – uma dose corresponde a duas colheres de sopa cheias. Coma vegetais crus, bem como ligeiramente cozidos e certifique-se que obtém uma boa variedade: espargos, brócolos, couves de Bruxelas, couve-flor, aipo, courgettes, pepino, alho, feijão verde, pimento verde, alho francês, alface, cogumelos, cebolas, ervilhas, espinafres, sementes, batata doce e tomate. Uma enorme salada colorida todos os dias é um presente recheado de fibras para o seu intestino!

A fruta também é uma excelente fonte de fibra, mas tem imenso açúcar (fructose), o qual o seu corpo irá converter em glucose e armazenar como gordura se não for necessária de imediato. Quase todos os legumes têm baixo teor de açúcar, pelo que recomendamos que aumente o consumo de legumes e limite a fruta a duas peças por dia, enquanto está a tentar perder peso. As melhores escolhas de frutos são: maçãs, damascos, cerejas, toranja, uvas, kiwi, laranjas, pêssegos, pêras, ananás, ameixas, morangos e melancia.

A falta de fibras pode resultar num corpo com excesso de peso, sem energia, cheio de toxinas, você necessita realmente desses alimentos ricos em fibras! Portanto, encha-se de legumes.

Descrição:

As fibras são um tipo de componente dos alimentos que não é possível de ser digerida pelo nosso organismo. Desta forma, elas são expelidas e, nesse processo, carregam consigo muitos excessos e resíduos alimentares que, se absorvidos pelo intestino, poderiam ser indesejáveis a nós, como é o caso do excesso de gorduras por exemplo – eis então o porquê da tão grande importância de alimentos fibrosos em nossa dieta!

As fibras são encontradas somente em plantas, ou seja, em alimentos de origem vegetal – frutas, verduras, hortaliças e grãos. Os alimentos de origem animal não contém fibras. Existem fibras solúveis e insolúveis.

Benefícios de ingerir alimentos ricos em fibras

  • Tendem a reduzir o aumento do colesterol no intestino e no sangue.
  • Melhoram o trânsito intestinal.
  • Controlam a assimilação de glicose e gorduras no organismo.
  • Proporciona uma grande sensação de saciedade, o que ajuda no controle da obesidade.
  • Estimula os movimentos peristálticos do intestino, o que contribui para a eliminação das fezes, evitando a obstipação(intestino preso).

Principais alimentos que contém fibras

Frutas (para melhor aproveitamento das fibras, procure comê-las com casca e evite coar os sucos). verduras e legumes crus, grãos (lentilha, feijão e ervilha), cereais, pão e arroz integrais e farelo de trigo.

Muitos são os alimentos ricos em fibras. Na tabela abaixo, você pode encontrar alguns dos que mais concentram fibras, juntamente com a quantidade de fibras existente neles:

Alimentos – Fibras
Granola (40g) =4g
Pão Integral (50g) = 3,5g
Feijão (50g) = 3,5g
Ameixa (150g) = 3g
Flocos de Aveia (40g) = 2,8g
Maçã com casca (130g) = 3g
Mamão papaia (150g) = 3,5g
Milho (40g) = 0,6g

Lembrando: os nutricionistas recomendam a ingestão de 1 grama de fibra para cada 100 calorias por dia – não precisa exagerar para ser saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário